sexta-feira, 1 de julho de 2011

Modelos podem perder parte de seus caches


Rede de fast fashion usa corpos criados por computador para apresentar peças de underwear e beachwear
07/12/2011 - 18:24 - Atualizado em 07/12/2011 - 18:44
H&M admite o uso de modelos virtuais em seu site



Dessa vez ninguém vai poder sair apontando o dedo com acusações de apologia à anorexia ou a qualquer tipo de magreza exacerbada. Afinal, essas modelos sequer são reais.

Modelos virtuais da H&M (Reprodução)

Foi assim, sem muito alarde, que a H&M admitiu que as modelos de lingerie de seu site são seres puramente virtuais. O assunto, contudo, é um tanto paradoxal (para não dizer problemático). Nas entrelinhas, a rede de fast fashion está dizendo que nem modelos de underwear possuem o tal corpo perfeito para apresentar as roupas íntimas da marcas – as quais são sobre corpos criados por computadores, nos quais os rostos de mulheres reais são comprados. Enfim, um corpo virtual para criar desejo de consumo para um corpo real. Complicado né?

Por outro lado, a rede de fast-fashion alega que a medida foi adotada para colocar o foco na mercadoria e não nas modelos – fato que faz certo sentido, levando em conta o anonimato e impessoalidade dos corpos virtuais. Isso, sem contar na ausência de custos de produção envolvidos numa sessão de fotos qualquer (cachê da modelo, fotógrafo, maquiador, stylist, alimentação etc.)
Ainda assim, as explicações não foram suficientes para evitar que órgãos reguladores de publicidade na Suécia (terra natal da rede) caísse matando em cima da H&M acusando-a de criar um ideal de beleza e tipo físico literalmente irreal.

"Na minha opinião, a H&M tem muita criatividade e inteligência em utilizar um software de computador desta maneira tão simples, pagando apenas a utilização da imagem do rosto, economizando bastante nos custos de produção, mas por outro lado se a moda pega, como é que fica o emprego das modelos. Daqui a pouco haverá desfiles fashion holográficos onde você vê a modelo, mas ela não estará fisicamente lá no desfile". (comentário de Hedy Lennon)

Mas agora a gente quer saber, o que você pensa sobre essa confusão toda? Conte para gente nos comentários.

Fonte: Revista Criativa